top of page

Dispositivo SoC FPGA baseado em princípios RISC-V entra na fase de Produção em série

O ecossistema Mi-V da Microchip tem permitido o lançamento mais rápido de produtos ®, permitindo que passem do processo de prototipagem a produção rapidamente.


O primeiro dispositivo SoC (System-on-chip) FPGA (Field Programmable Gate Array) a suportar o conjunto de instruções ISA (Instruction Set Architecture) baseado em princípios RISC-V de utilização livre e isento de pagamento de taxas entrou agora em produção, configurando assim um marco importante na evolução dos processadores embarcados. À medida em que as empresas estão adotando os SoC FPGA PolarFire® a um ritmo acelerado, a Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) anunciou a qualificação da produção do MPFS250T e para o anunciado anteriormente (MPFS025T) .

A fabricante anunciou que o seu ecossistema Mi-V continua agilizando a adoção de sistemas RISC-V, abrindo assim caminho a uma nova classe de produtos industriais, conectados (IoT) e de computação periférica, mais compactos, eficientes e económicos.


“Temos agora um grande leque de clientes que estão desenvolvendo com base na família SoC PolarFire e no nosso portifólio de ferramentas e soluções Mi-V”, afirma Shakeel Peera, vice-presidente de marketing da unidade de negócio FPGA da Microchip. “Estes clientes têm desenvolvido produtos inovadores que permitem que cheguem ao mercado soluções de referência na sua classe, com superior eficiência térmica e de consumo de energia, assim como uma capacidade de computação sem precedentes em formatos compactos. Estamos escrevendo um novo capítulo na história da tecnologia RISC-V, com a disponibilidade de dispositivos SoC PolarFire qualificados para serem utilizados em produção”.


Os SoC FPGA PolarFire estão abrindo novas oportunidades de processamento configurável com o seu robusto subsistema de microprocessadores baseados em RISC-V, com suporte Linux® em tempo real, em uma arquitetura FPGA rápida e premiada, sendo suportados pelo compromisso da Microchip de desenvolvimento futuro de produtos e disponibilidade a longo prazo. Estas soluções também tiram partido das possibilidades de configuração permitidas pelo padrão aberto RISC-V ISA melhorando assim a eficiência energética, segurança e confiabilidade, quando comparadas a opções de processamento alternativas, ao mesmo tempo introduzindo assim valiosas novas capacidades tal como o modo determinístico de Multiprocessamento.



Assimétrico (AMP) que permitem aos utilizadores rodar um sistema operacional Linux ao mesmo tempo que rodam uma aplicação de máximo desempenho em tempo real. A inovação com base nos SoC PolarFire permite que soluções que dão resposta a desafios tal como os de melhorar a eficiência de consumo computacional e de oferecer aceleração de computação na periferia das redes, trazendo capacidades sem precedentes para aplicações na área das comunicações, defesa, medicina e automação industrial.


O ecossistema Mi-V é igualmente importante para a adoção dos sistemas RISC-V, abrangendo toda uma variedade de recursos de Propriedade Intelectual, hardware, sistemas operacionais, middleware, depuradores, compiladores e serviços de programação. Mais de duas dezenas de parceiros estão trabalhando com a Microchip para expandir de forma contínua esta plataforma de avaliação de baixo custo e acelerar a implementação de novos projetos em uma série de indústrias.


Estes recursos permitem remover barreiras de acesso, permitindo que os engenheiros de sistemas embarcados, programadores e responsáveis de desenvolvimento de software e hardware possam tirar partido das vantagens da arquitectura ISA RISC-V e da combinação de miniaturização, eficiência térmica e baixo consumo dos dispositivos SoC FPGA PolarFire.


“Os SoC FPGA PolarFire e o ecossistema Mi-V da Microchip proporcionam uma excelente plataforma para avaliar as possibilidades de um SoC baseado em RISC-V com múltiplos núcleos de processamento e com suporte Linux”, afirma Calista Redmond, CEO – RISC-V International. “O mercado tem agora uma solução RISC-V qualificada para produção e para utilização nos projetos. A arquitectura FPGA é uma plataforma inovadora que permite aceleração de hardware para o desenvolvimento de sistemas”.


Sobre a Família SoC FPGA PolarFire

Os SoC FPGA PolarFireda Microchip incluem uma combinação de gama intermediária de transceptores, lógica, recursos de processamento digital de sinal (DSP) e memória RAM, sendo ideais para aplicações de segurança crítica por causa da sua imunidade a problemas derivados de eventos únicos SEU (Single Event Upset) e da inclusão de detecção de erros SECDED (Single Error Correction Double Error Detection) para todas as memórias. Permitem que desenhos de sistemas com elevado nível de integração que são duas vezes mais eficientes em termos de consumo por watt do que dispositivos concorrentes. A eficiência de consumo e térmica eliminam o custo e a complexidade de arrefecimento ativo, ventiladores ou dissipadores de calor, viabilizando assim aplicações que exigem eficiência térmica, juntamente com elevados níveis de integração, segurança de nível de defesa e confiabilidade.


A qualificação para produção do Microchip MPFS250T e do previamente anunciado MPFS025T, expande o portfólio SoC PolarFire de SoC FPGAs RISC-V multi-core, oferecendo assim, um impacto térmico cada vez menor, ideal para aplicações embarcadas de visão inteligente, automotivas, automação industrial, comunicações, defesa e sistemas IoT, onde o consumo e o desempenho não podem ser comprometidos.


Disponibilidade

Os FPGAs SoC PolarFire estão agora disponíveis para produção em quantidade e são suportados pelo Ecossistema de Parceiros Mi-V e ferramentas de desenvolvimento que incluem o portifólio de Design SoC Libero® 2022.1. Informações completas sobre a família SoC FPGA PolarFire da Microchip estão disponíveis aqui.


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets. Headquartered in Chandler, Arizona, Microchip offers outstanding technical support along with dependable delivery and quality. For more information, visit the Microchip website at www.microchip.com.

20 visualizações0 comentário
bottom of page