top of page

Microchip Anuncia Novo Dispositivo de gerenciamento de potência tolerante à Radiação

Destinado a Aplicações Espaciais de Órbita Terrestre Baixa.


Os engenheiros de desenvolvimento de sistemas espaciais podem criar rapidamente protótipos e projetos finais para os seus sistemas de gestão de potência com uma solução tolerante à radiação baseada num familiar dispositivo de plástico disponível comercialmente.


A comercialização da região Órbita Terrestre Baixa ou LEO (Low-Earth Orbit) está transformando a exploração espacial e as comunicações via satélite a uma altitude de aproximadamente 1200 milhas sobre a Terra. Para os satélites funcionarem eficientemente e atingirem o seu destino é essencial selecionar componentes que possam suportar as duras condições do ambiente no espaço. Expandindo o seu portifólio existente de soluções tolerantes à radiação, a Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) anunciou o lançamento do Regulador de Tensão LDO (Low-Dropout) MIC69303RT 3A, o seu primeiro dispositivo de potência de tipo COTS (Commercial-Off-The-Shelf) tolerante à radiação. O novo MIC69303RT é uma solução de gestão de potência de alta corrente e baixa tensão destinada a aplicações LEO e outras missões espaciais. Amostras do dispositivo estão disponíveis para aplicação em protótipos tanto em plástico como em encapsulamento cerâmico hermético de forma a suportar os requisitos da missão.


O MIC69303RT baseia-se em dispositivos COTS com provas dadas, tornando assim mais fácil efetuar a avaliação preliminar e os primeiros estágios de desenvolvimento. Funcionando a partir de uma única baixa tensão entre os 1,65 e 5,5 volts, o dispositivo é capaz de fornecer à saída tensões tão baixas como 0,5V com correntes elevadas, oferecendo alta precisão e tensões ultra-reduzidas de 500 mV em condições extremas. O MIC69303RT é uma solução de potência complementar para os microcontroladores tolerantes à radiação com qualificação espacial da Microchip, tal como o SAM71Q21RT e FPGAs PolarFire®, incluindo o dispositivo RTPF500TLS.


“O MIC69303RT é o primeiro dispositivo de gestão de potência tolerante à radiação da Microchip com um encapsulamento cerâmico hermético, imunidade contra fenómenos de descarga elétrica e uma robustez de 50 Krad de dose total de radiação”, afirma Bob Vampola, vice-presidente da unidade de negócio aeroespacial e de defesa da Microchip. “A Microchip tem uma tradição de mais de 60 anos em missões espaciais e um completo portifólio que permitem aos nossos clientes escolher produtos desenvolvidos para funcionarem em conjunto, acelerando os seus processos de desenvolvimento”.


“Esta solução COTS de gestão de potência tolerante à radiação permite novas possibilidades de desenho em aplicações espaciais”, afirma Keith Pazul, diretor de marketing da unidade de negócio de soluções analógicas de potência e interface da Microchip. “Os clientes podem desenhar os seus sistemas espaciais com confiança ao selecionar o componente MIC69303RT COTS com qualificação espacial para alimentar MCUs e FPGAs da Microchip com qualificação espacial”.


Desenvolvido para aplicações aerospaciais difíceis, o MIC69303RT consegue suportar temperaturas entre os -55°C até +125°C em modo operacional. Está disponível em configurações de encapsulamento de 8-pinos e 10-pinos com tolerância à radiação até aos 50 Krad. O baixo nível de ruído à saída é crítico para circuitos de radiofrequência mais sensíveis, regulação da saída de fontes de alimentação comutadas e aplicações de potência industriais.


O dispositivo MIC69303RT é o mais recente produto com qualificação espacial da Microchip e é fabricado em conformidade com os requisitos MIL Classe Q ou Classe V: testes de triagem, testes de qualificação e especificações TCI/QCI. O dispositivo MIC69303RT de plástico possui conformidade com os processos de qualidade de plástico de alta confiabilidade derivados dos requisitos AEC-Q100 da indústria automotiva, com testes adicionais específicos necessários para aplicações no espaço.


Ferramentas de Desenvolvimento

A Placa de Avaliação do Dispositivo de Plástico MIC69303RT foi desenvoldida para testes de desempenho da versão do circuito integrado em plástico do MIC69303RT. Esta placa de circuito impresso de quatro camadas permite ao utilizador alterar e medir facilmente os parâmetros elétricos do dispositivo em diferentes condições de entrada e saída.


Preço e Disponibilidade

O MIC69303RT está disponível para amostras em quantidades limitadas. Para informações adicionais, contatar um representante comercial da Microchip.


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets.

19 visualizações0 comentário
bottom of page