top of page

Microchip Expande o seu Portifólio de soluções SOM com o SAM9X60D1G-SOM

O mais recente SOM de formato compacto facilita o Design e a produção, acelerando o tempo de lançamento do produto no Mercado


Em um mercado de sistemas embarcados que continua crescendo e evoluindo rapidamente, os engenheiros de desenvolvimento estão sempre procurando formas para otimizar o desenvolvimento de produtos ou então precisam fazer a transição de um MCU para um MPU para poderem responder aos crescentes requisitos de processamento. Para os ajudar nesta transição e reduzir a complexidade dos projectos, a Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) anunciou a expansão do seu portfólio de microprocessadores em formato sistema-em-módulo (SOM) com o SAM9X60D1G-SOM com MPU embarcado baseado em CPU ARM926EJS™ com uma velocidade de processamento até 600 MHz. O software para o SAM9X60D1G-SOM está disponível para suporte de execução direta do código embarcado (bare-metal) ou RTOS através do MPLAB® Harmony3, ou com distribuições mainline Linux® completas.


O SOM, baseado no SiP (System-in-Package) SAM9X60D1G, é um pequeno módulo de 28mm x 28mm que pode ser soldado manualmente e que inclui a unidade de microprocessador (MPU) e memória DDR em um único encapsulamento, juntamente com as fontes de alimentação, relógios e memória de armazenamento. O SAM9X60D1G-SOM é o primeiro SOM da Microchip equipado com 4GB de memória Flash NAND SLC para maximizar o armazenamento de dados em dispositivos de aplicação, enquanto a memória DDR integrada reduz os riscos de fornecimento e preço associados com os chips de memória. Ao mesmo tempo, o formato compacto do SAM9X60D1G-SOM contém igualmente o MCP16501, um circuito integrado de gestão de corrente (PMIC) que simplifica o esforço de desenvolvimento no que respeita a alimentação para um único trilho de tensão de 5V, tornando possível criar sistemas com baixo nível de consumo.


Para oferecer o nível de funcionalidades que um sistema ligado a uma rede Ethernet pode exigir, o SAM9X60D1G-SOM contém o dispositivo Ethernet PHY 10/100 KSZ8081 e uma EEPROM Série de 1Kb com endereço MAC pré-programado (EUI-48).


Os clientes podem ainda customizar os seus projetos tendo em conta o nível de segurança que a sua aplicação exige, incluindo usar arranque weguro com Armazenamento Seguro de Chave (OTP) integrado no chip, Sistema de Encriptação em Hardware (TDES, AES e SHA) e gerador aleatório de chaves TRNG (True Random Generator).


“Com o SAM9X60D1G-SOM os engenheiros de desenvolvimento podem tirar partido de um microprocessador com desempenho intermediário, reduzindo significativamente as complexidades de desenvolvimento de sistema”, afirma Rod Drake, vice-presidente da unidade de negócio de sistema MPU 32-bit da Microchip. “Este SOM mais recente proporciona aos nossos clientes uma solução de formato compacto fornecida diretamente pela Microchip e que vem aliviar os desafios logísticos de ter que ir ao mercado encomendar cada um dos seis componentes ativos e numerosos componentes passivos que estão combinados no SOM.”


O SAM9X60D1G-SOM é mais recente adição ao portifólio existente de soluções SOM baseadas em MPU, usando um conjunto de componentes Microchip com provas dadas para reduzir a complexidade de desenvolvimento e reduzir os custos totais da placa de circuito impresso. Por exemplo, como os dispositivos complexos já estão configurados no SOM, os clientes podem desenvolver os seus produtos usando uma simples placa de circuito impresso com quatro camadas, de baixo custo.


O SOM e os seus componentes estão todos garantidos pela prática de obsolescência ditada pelos seus clientes implementada pela Microchip, garantindo a continuidade de fornecimento de um produto por tanto tempo quanto for possível e enquanto existir procura para o mesmo. Isto é particularmente importante na atual indústria de semicondutores onde a procura é extremamente elevada e existem grandes constrangimentos aos fornecimentos.


O SAM9X60D1G-SOM é uma solução MPU ideal para muitas aplicações finais numa grande variedade de segmentos, tal como para equipamentos médicos, telemática, sistemas de informação, entretenimento em automóveis, carregadores para veículos elétricos, controle industrial e automação, e muito mais. É também uma solução ideal para produtos desenhados com o objetivo de proporcionar capacidades de computação com múltiplas interfaces de comunicação e que são qualificados uma vez e posteriormente adaptados para projetos separados.


Ferramentas de Desenvolvimento


A Microchip proporciona o suporte ao desenvolvimento com o SAM9X60D1G-SOM, tanto em termos de hardware como de software, através do kit de avaliação SAM9X60D1G Curiosity (CPN: EV40E67A) disponível com três distribuições Linux: BuildRoot, Yocto e OpenWRT.

Os sistemas baseados em bare-metal ou em RTOS são suportados pelo MPLAB Harmony 3, ambiente de desenvolvimento MPLAB X IDE e pelo compilador XC32.


Preços e Disponibilidade


O SAM9X60D1G-SOM está disponível em www.microchipDIRECT.com.


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets. Headquartered in Chandler, Arizona, Microchip offers outstanding technical support along with dependable delivery and quality. For more information, visit the Microchip website at www.microchip.com.

101 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page