top of page

PIC32CM LS60, O primeiro microcontrolador na indústria com um robusto Subsistema Seguro Integrado

Baseado na Tecnologia Arm® TrustZone®


Microchip anunciou o microcontrolador baseado em Arm Cortex®-M23 suportado por soluções seguras de fornecimento de chaves


As ameaças de segurança estão crescendo em complexidade causando novos desafios ao desenvolvimento de produtos nos mercados IoT (Internet of Things), de consumo, industrial, médico e outros. É importante que estes produtos tenham uma forte segurança embarcada ao mesmo tempo que garantam os baixos consumos necessários para prolongar a duração da bateria. A Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) anunciou o lançamento do primeiro microcontrolador (MCU) na indústria combinando um subsistema seguro e tecnologia Arm® TrustZone® em um único encapsulamento. O PIC32CM LS60, que integra o subsistema seguro Trust Platform da Microchip, torna mais fácil o desenvolvimento de produtos finais usando um microcontrolador em vez de dois ou mais chips semicondutores. Com esta solução, os engenheiros de desenvolvimento podem recorrer a um fornecedor de confiança para encontrarem um MCU 32-bit que está desenvolvido para proteger tanto os produtos como o utilizador final contra ataques remotos ou físicos, como dispositivos de casa inteligente, acessórios de smartphone ou tablet, dispositivos médicos portáteis, artigos usáveis (wearables), eletrodomésticos conectados e robôs industriais.


À medida que a indústria IoT continua o seu rápido crescimento, a necessidade de implementar dispositivos instalados na periferia das redes com elevados padrões de proteção tornou-se essencial. O PIC32CM LS60, com a sua combinação de tecnologia Arm TrustZone simples de usar e a metodologia de Critério Comum JIL (Joint Interpretation Library) do conceituado subsistema seguro Trust Platform, permitem que os engenheiros de desenvolvimento implementem práticas e medidas de segurança com provas dadas na indústria para proteção contra uma vasta classe de conhecidos ataques remotos e físicos. Estes tipo de projetos são suportados por ferramentas como o Configurador de Código MPLAB® (MCC) TrustZone Manager e Suite de Design Trust Platform que simplificam a configuração do subsistema seguro. O serviço de fornecimento Trust Platform da Microchip está disponível para garantir a geração de chaves e certificados de forma segura.


“Com esta integração da tecnologia Arm TrustZone e do subsistema seguro da Microchip no mesmo encapsulamento, o PIC32CM LS60 é uma solução como o mercado nunca viu até agora”, afirma Rod Drake vice-presidente da unidade de negócio de MCUs 32-bit da Microchip Technology. “Acreditamos que a segurança, facilidade de aplicação e operação com baixos níveis de consumo deste MCU representam uma forte mudança na implementação de tecnologia segura avançada em aplicações IoT”.


Com a adoção crescente de dispositivos sensiveis ao toque e à prova de água em dispositivos pessoais e eletrodomésticos modernos, os engenheiros de desenvolvimento de sistemas embarcados estão sendo desafiados para desenvolver interfaces sensíveis ao toque que sejam capazes de funcionar bem mesmo em ambientes com elevados níveis de interferência e umidade. O PIC32CM LS60 integra um controlador tátil periférico melhorado com a funcionalidade Driven Shield Plus que evita falsos toques devido a umidade proporcionando assim elevada imunidade a ruído, permitindo a implementação de interfaces táteis excepcionais.


Além disso, o dispositivo integra periféricos SleepWalking independentes do núcleo e o Sistema de Eventos. Estes periféricos mantêm o núcleo do MCU em modo sleep por períodos prolongados para reduzir o consumo. Vem também com periféricos analógicos integrados que incluem amplificadores operacionais (op amps), conversores digital-para-analógico (DACs) e analógico-para-digital (ADCs) que podem funcionar em modo sleep e podem ser ligados a uma variedade de sensores. O PIC32CM LS60 é compatível com as ferramentas MPLAB Data Visualizer e Power Debugger que podem ser usadas para monitorar, analisar e otimizar os valores de consumo de corrente em tempo real. Isto torna mais fácil o desenvolvimento de aplicações de baixo consumo e o lançamento de produtos com maior autonomia no mercado de forma mais rápida.


Ferramentas de Desenvolvimento

A Microchip disponibiliza as seguintes ferramentas e serviços de suporte ao desenvolvimento para estes dispositivos: Serviço de Fornecimento Trust Platform, Suite de Design Trust Platform (TPDS), plataforma MPLAB Harmony v3 com Configurador de Código MPLAB para Arm TrustZone, Biblioteca Tátil Touch, Configurador Tátil Touch, Visualizador de Dados MPLAB, depurador Power Debugger, Kit de Avaliação PIC32CM LE00 Curiosity Pro, Kit de Avaliação PIC32CM LS00 Curiosity Pro, Kit de Avaliação PIC32CM LS60 Curiosity Pro, Desenho de Referência PIC32CM LE00 Ultra-Low-Power com Interface Tátil Tolerante à Água, Ambiente Integrado de Desenvolvimento MPLAB X IDE e todo o seu ecossistema de depuradores, programadores e compiladores.


Disponibilidade

Para além da variante segura PIC32CM LS60, está também disponível uma versão de utilização genérica PIC32CM LE00 e uma versão PIC32CM LS00 com tecnologia Arm TrustZone (sem o subsistema seguro).


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets. Headquartered in Chandler, Arizona, Microchip offers outstanding technical support along with dependable delivery and quality. For more information, visit the Microchip website at www.microchip.com.

21 visualizações0 comentário
bottom of page