top of page

Recursos de Segurança Funcional e Cibersegurança sendo compatíveis com a arquitetura AUTOSAR

O microcontrolador PIC32CM JH é um dispositivo com 512KB de Flash, 5V e duas portas CAN FD que oferecem várias funcionalidades de segurança que são exigidas pelo mercado.



Os fabricantes de sistemas eletrônicos que incluem, desde a indústria automotiva a eletrodoméstica, estão evoluindo suas aplicações finais para produtos cada vez mais automatizados e conectados, aumentando assim a necessidade de padrões exígidos pela indústria relacionados a segurança funcional e proteção de ativos do sistema (cibersegurança). Para oferecer a estes fabricantes uma solução segura, equipada com componentes que cumpram as normas ISO 26262 de segurança funcional e os padrões de engenharia de cibersegurança ISO/SAE 21434, a Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) lançou o microcontrolador (MCU) PIC32CM JH, que é o primeiro MCU da indústria baseado na arquitetura Arm® Cortex®-M0+ com padrão AUTOSAR, auto-teste de memória integrado MBIST (Memory-Built-In Self-Test) e arranque seguro.


O PIC32CM JH é compatível com AUTOSAR, uma arquitetura aberta de software, que proporciona aos fabricantes de sistemas eletrônicos a possibilidade de mudar para hardware de mais baixo nível mantendo o código de aplicação original, tornando-se assim mais fácil de fazer migrações entre diferentes projetos. Sistemas que são AUTOSAR-ready são desenhados para agilizar o processo de desenvolvimento e reduzir os custos totais. Quando se utiliza AUTOSAR, a Microchip oferece layers de abstração ASIL B dos microcontroladores (MCALs) para a segurança funcional das aplicações, permitindo assim o acesso ao nível mais baixo de interface do hardware do MCU.


Os OEMs da indústria automotiva requerem tanto segurança funcional como proteções de cibersegurança para muitas aplicações integradas nos veículos, incluíndo teclas e botões táteis, controles de porta e controles de painel, bem como para aplicações do veículo, como, por exemplo o Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS). O PIC32CM JH, quando trabalha em conjunto, com um dos circuitos integrados de segurança Trust Anchor TA100 CryptoAutomotive™ da Microchip, atua em conformidade com o novo Padrão de Cibersegurança para Automóveis ISO/SAE 21434. O TA100 combina armazenamento ultra-seguro de chaves criptográficas baseado em hardware e medidas criptográficas para eliminar potenciais agentes de entrada associados a vulnerabilidades do software.


“Com o MCU PIC32CM JH, a Microchip está respondendo crescente necessidade de soluções de microcontroladores que sejam desenhadas para segurança funcional e proteção do sistema como um todo (cibersegurança), aspectos que são muito importantes na indústria automotiva”, afirma Rod Drake vice-presidente da unidade de negócio de MCUs 32-bit da Microchip Technology.


“Os OEMs e outros fabricantes agora têm a opção de utilizar um MCU baseado em um processador Arm Cortex-M0+ de nível de entrada, e mesmo assim cumprir os requisitos de conformidade anteriormente apenas disponíveis em MCUs de nível superior”. O arranque seguro faz parte do hardware. A autentificação do código para garantir que este é válido e previne a possibilidade de que código “estranho” seja carregado no MCU. Outras funcionalidades de hardware que constam no MCU PIC32CM JH incluem Código de Correcção de Erros (ECC) com função injetiva de falhas, loopbacks nas interfaces de comunicações, unidade de proteção de memória de sistema e auto-testes MBIST, todos os quais são mecanismos de segurança usados para cumprimento das normas ISO 26262, e IEC 60730.


MBIST é o método padrão da indústria para testar a memória embarcada e permitir realizar rapidamente um teste de integridade da SRAM (Memória Estática de Acesso Aleatório) assegurando assim o seu funcionamento antes da execução de código, mitigando falhas.

Para oferecer suporte aos Engenheiros de Desenvolvimento durante a fase de implementação, o PIC32CM JH vem acompanhado de ferramentas adicionais de segurança funcional, que incluém um manual de segurança, técnicas de Análise de Modos, Efeitos e Diagnóstico de Falhas (FMEDA) e código de diagnósticoque têm como objetivo cumprir os níveis de segurança estabelecidos pela norma ISO 26262 ASIL B (Automotive Safety Integrity Level).


Além disso, o PIC32CM JH inclui suporte de controle tátil avançado com Driven Shield Plus, que é capaz de funcionar mesmo em presença de ruído e de água. Esta funcionalidade é interessante para electrodomésticos, aplicações industriais e automotivas, onde o controle tátil têm que funcionar mesmo em condições adversas de ambiente.


Ferramentas de Desenvolvimento

O MCU PIC32CM JH é suportado pelo Kit de Desenvolvimemto PIC32CM JH01 Curiosity Pro (Referência EV81X90A).


Preços e Disponibilidade

O MCU PIC32CM JH está disponível no MicrochipDirect. Maiores informações no link abaixo.


Para informações adicionais ou para compras, contactar um representante comercial da Microchip, distribuidor global autorizado ou visitar o website de Compras e Serviço ao Cliente da Microchip em www.microchipDIRECT.com.


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets. Headquartered in Chandler, Arizona, Microchip offers outstanding technical support along with dependable delivery and quality. For more information, visit the Microchip website at www.microchip.com.

1 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page