top of page

Microchip lança a CXL™ Smart Memory Controllers para acelerar o seu trabalho

Família SMC 2000 oferece largura de banda, capacidade de expansão, e flexibilidade de formatos da memória DDRpermitindo que a próxima geração de CPUs e SoCs acelerem suas aplicações relacionadas a Inteligência Artificial e Machine Learning



As crescentes exigências computacionais para suportar tarefas como, Inteligência Artificial (AI), Aprendizagem de Máquina (ML), computação na nuvem e análise de dados, que dependem de memória paralela tradicional, antingiram o seu patamar de eficiência máxima devido à limitações no número de canais de memória dos processadores. A Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) lançou expansão do seu portifólio de controladores de memória em série com a nova família de Controladores Smart Memory SMC 2000 baseados em tecnologia Compute Express Link™ (CXL™) que permitem que os CPUs, GPUs e SoCs utilizem interfaces CXL para integração com sistemas de memória DDR4 ou DDR5. Esta solução oferece maior largura de banda para memória por núcleo de processamento, e maior capacidade de memória por núcleo, reduzindo assim o custo total de implantação em Data Centers ao permitir instalar CPUs modernos para otimizar os volumes de trabalho exigidos pelas aplicações.

Os controladores de memória SMC 2000 16x32G e SMC 2000 8x32G de latência reduzida foram projetados em conformidade com as especificações CXL 1.1 e CXL 2.0, padrões JEDEC DDR4 e DDR5, e com suporte para as velocidades da especificação PCIe® 5.0. O SMC 2000 16x32G é agora o controlador de mais alta capacidade existente na indústria, com 16 portas para funcionar a 32 GT/s, suportando dois canais de DDR4-3200 ou DDR5-4800, o que resulta em uma redução significativa do número de pinos por principal.


Os módulos de memória CXL típicos incluem 512 GB de memória ou mais, proporcionando um mecanismo efetivo para aumentar a largura de banda de memória disponível para as CPUs. Esta mudança de paradigma oferece aos operadores de Data Centers a capacidade de instalar uma gama mais ampla de capacidades de memória por núcleos de CPU, dependendo das suas necessidades de aplicação atuais, o que resulta em utilização melhorada da memória e custos de implantação reduzidos.


“A Microchip está muito entusiasmada por lançar no mercado o seu primeiro dispositivo controlador de memória baseado em CXL”, afirma Pete Hazen, vice-presidente da unidade de negócio de Soluções para Centros de Dados da Microchip. “Conseguimos identificar muito cedo o potencial disruptivo da tecnologia CXL e tivemos um papel importante na definição deste padrão. A presença contínua da Microchip no mercado de infraestrutura de memória destaca o nosso compromisso em melhorar o desempenho e a eficiência de uma gama de aplicações SoC, de forma a suportar as necessidades crescentes de memória para aplicações em Data Centers de alto desempenho”.


“O Consórcio CXL foi fundado com a visão de oferecer à indústria um padrão aberto que pudesse acelerar o desempenho da nova geração de centros de dados”, afirma Siamak Tavallaei, presidente do Consórcio CXL. “Estamos muito satisfeitos por ver a Microchip - um valioso contribuidor para o Consórcio CXL - lançar no mercado uma solução CXL que vem permitir um novo ecossistema de computação heterogéneo e de alto desempenho”.

Os controladores de memória SMC 2000 baseados em CXL utilizam um design inovador que proporciona atingir os objetivos requeridos de disponibilidade e facilidade de Manutenção (RAS - Reliability, Availability and Serviceability) permitindo transformar soluções para um patamar mais elevado de eficiência e desempenho. Através de conectividade CXL, o controlador externo de memória SMC 2000 permite que um CPU ou SoC possam utilizar um vasto conjunto de formatos de memória com métricas de custo, consumo e desempenho diferentes, sem terem que integrar um controlador de memória único para cada tipo diferente de memória. Por exemplo, usando um controlador SMC 2000 com memória DDR-4, os CPUs mais avançados que apenas suportam directamente memória DDR5 podem agora também reutilizar expansões de memória DDR-4. O suporte para tecnologias de autenticação com dupla assinatura e Trusted Platform, depuração segura, e atualizações de firmware seguras, garantem que a família de controladores SMC 2000 baseada em CXL cumpram igualmente os requisitos de segurança em aplicações de armazenamento crítico e empresariais.


Os volumes de trabalho das aplicações em Data Centers exigem novos produtos de memória que possam proporcionar a mesma largura de banda de alto desempenho, baixa latência e a fiabilidade dos atuais produtos de memória baseados em DDR paralela. A plataforma CXL é uma das maiores alterações a ter lugar neste mercado nos anos mais recentes, introduzindo um novo padrão de interface série que permite a expansão de memória dos CPUs para além do que é possível com interface DDR paralela, proporcionando assim aos Data Centers um novo nível de eficiência e desempenho.


Ferramentas de Desenvolvimento

Para suportar os nossos clientes na construção de sistemas de vanguarda em conformidade com o padrão CXL, a família SMC 2000 é acompanhada de soluções complementares de iniciação ao design e a nossa ferramenta de diagnóstico ChipLink que proporciona ferramentas completas de correção, diagnóstico, configuração e análise, disponíveis com uma única interface gráfica.


Preços e Disponibilidade


Citações Adicionais da Comunidade CXL


“Os atuais Data Centers requerem um nível de inovação contínua tendo em conta todo o ecossistema de computação, incluindo tecnologias de interface de memória, de forma a irem ao encontro das necessidades de desempenho capacidade de configuração progressiva dos nossos clientes”, afirma Raghu Nambiar, vice-presidente corporativo de Ecossistemas e Soluções para Data Centers da AMD. “O novo SMC 2000 da Microchip utiliza interfaces CXL para expansão de memória e permite melhorar significativamente a performance do sistema. Estamos muito entusiasmados por trabalharmos com a Microchip para oferecer uma solução de memória coesa aos nossos clientes em comuns e contribuirmos para a evolução da indústria de computadores, indo ao encontro das necessidades desta nova geração de Data Centers”.


“A Cadence colaborou com a Microchip na verificação CXL e testes de conformidade, tirando partido de múltiplas das nossas próprias soluções de verificação Cadence Verification IP para aperfeiçoar a tecnologia de interligação necessária para melhorar o desempenho em aplicações de Inteligência Artificial e Computação de Alto-Desempenho (HPC)”, acrescenta Paul Cunningham, vice-presidente sénior e diretor geral do Grupo de Sistemas & Verificação da Cadence. “O lançamento pela Microchip do controlador CXL SMC 2000 garante a largura de banda de memória e a expansão de capacidade exigidas para acelerar a computação de alta performance com a próxima geração de CPUs e GPUs”.


“A Dell é um grande precussor da tecnologia CXL e está participando ativamente no Consórcio CXL contribuindo para o desenvolvimento dos standards. A tecnologia CXL proporciona a infraestrutura flexível que é necessária para otimizar o custo total de exploração dos processos de trabalho atuais e emergentes nos nossos futuros sistemas”, diz Stuart Berke, “fellow" e vice-presidente da Dell. “Estamos muito entusiasmados para ver os Controladores Smart Memory SMC 2000 CXL da Microchip entrando no ecossistema de memória CXL”.


“O momento relacionado com a tecnologia CXL está sendo impulsionado pela necessidade de soluções de baixa latência e E/S com elevada largura de banda”, afirma Jim Pappas, Director de Iniciativas Tecnológicas da Intel. “A Microchip, com o seu Controlador Smart Memory SMC 2000 CXL, está dando um importante para o desenvolvimento deste ecossistema e estamos muito felizes por ver o seu investimento incentivando uma implementação em larga escala de dispositivos CXL, contribuindo assim para uma rápida adoção na indústria”.


“Como membro ativo do Consórcio CXL, a Lenovo está empenhada em desenvolver este importante padrão e a ajudar a construir o ecossistema ao redor das novas capacidades de integração da tecnologia CXL”, acrescenta Greg Huff, Chief Technology Officer do Grupo de Soluções de Infraestrutura da Lenovo. “Estamos muito entusiasmados por fazer parte destas soluções em desenvolvimento que estão viabilizando uma nova era de desempenho e eficiência dos Data Centers, trabalhando com a Microchip para impulsionar o crescimento e a adoção de produtos CXL inovadores em futuros sistemas da Lenovo”. “Apoiamos vivamente o desenvolvimento de um ecossistema rico de tecnologias de memória que permitem melhorar a capacidade e o desempenho à escala de sistema”, afirma Raj Hazra, vice-presidente sénior e diretor geral da unidade de negócio de Computação e Redes da Micron. “A tecnologia CXL é uma inovação pioneira que irá abrir as portas a uma arquitetura de sistema configurável, facilitando novas formas de integração para as soluções de memória e armazenamento líderes na indústria da Micron”.

“Tendo introduzido o primeiro módulo DRAM CXL baseado em ASIC do mundo, juntamente com um conjunto de ferramentas de software open-source, a Samsung está impulsionando a comercialização de produtos CXL em colaboração com os nossos clientes e parceiros, indo ao encontro da procura crescente de aplicações com grande intensidade de processamento de dados”, declara Cheolmin Park, vice-presidenteglobal de vendas e marketing de produtos de memória da Samsung Electronics, e director do Consórcio CXL. “Estamos entusiasmados pelo fato de os Controladores Smart Memory SMC 2000 da Microchip poderem proporcionar o desempenho e a capacidade de configuração da memória de que a indústria de Data Centers, serem, capazes de lidar de forma mais economica com tarefas cada mais intensas em termos de utilização de memória”.


“Espera-se que as soluções de memória CXL criem futuramente muitas novas oportunidades para a indústria, com vinda contínua de aplicações futuras com utilização complexa dos sistemas de memória. Isto irá permitir que os nossos clientes possam fazer uma gestão mais eficiente da memória, através de uma capacidade de configuração progressiva da largura de banda e capacidade dos sistemas de memória, permitindo assim reduzir o custo total de exploração. A SK hynix espera que o controlador de memória SMC 2000 da Microchip venha proporcionar a solução que todos nós desejamos para satisfazer estas necessidades e acelerar assim a expansão geral do ecossistema CXL”, diz Uksong Kang, vice-presidente de Produto e Planificação de DRAM na SK hynix.

“A SMART já especificou o SMC 2000 da Microchip no nosso Módulo de Memória CXL E3.S (XMM) o qual está a ser adotado em novas plataformas já preparadas para CXL”, afirma Satya Iyer, vice-presidente de Memórias Especializadas da SMART Modular. “A SMART tem bastante experiência em lançar novos produtos baseados em padrões emergentes de interligação que surgem na indústria, tal como DDIMMs OpenCAPI, e estamos agora trablhando juntamente com a Microchip para fazer com que os XMMs possam ser um dos produtos CXL no nosso portfólio”, acrescenta Iyer.


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets. Headquartered in Chandler, Arizona, Microchip offers outstanding technical support along with dependable delivery and quality. For more information, visit the Microchip website at www.microchip.com.

28 visualizações0 comentário
bottom of page