top of page

Microcontroladores PIC® e AVR® São Base da Maioria dos Sistemas Embarcados Atuais

A Microchip expande o seu compromisso para com os MCUs PIC® e AVR® de 8-bit ao lançar cinco novas famílias de produtos e mais de 60 novos dispositivos



Com os smartphones, veículos autónomos e a conectividade 5G sem fios dominando o mercado de sistemas embarcados, as famílias de microcontroladores (MCU) PIC®e AVR® de 8-bits da Microchip estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ao longo dos últimos 50 anos, o mercado para MCUs 8-bits tem vindo a crescer de forma consistente e a Microchip vende atualmente um dispositivo por cada ser humano que existe no hemisfério Ocidental, todos os anos. Para consolidar esta tendência, a Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) anunciou o lançamento de cinco novas famílias de produtos e mais de 60 novos dispositivos individuais que oferecem aos engenheiros de desenvolvimento de sistemas embarcados soluções simples para os seus problemas mais comuns.


Os engenheiros de projeto empenhados em criar desenhos inovadores estão recorrendo às novas famílias de produtos MCU PIC e AVR da Microchip por causa da sua capacidade de processamento, capacidade de comunicação facilmente com outros chips, bem como pelos periféricos analógicos que têm sido integrados, tornando-os excepcionalmente configuráveis sem haver necessidade de fazer alterações à Placa de Circuito Impresso (PCI). Estes novos dispositivos combinam capacidades equivalentes a sistemas ASIC com uma experiência de desenvolvimento simplificada que expande as capacidades tradicionais dos MCUs e permite que sejam configurados como chips periféricos inteligentes. Exemplos desses periféricos inteligentes estão nos op-amps controlados por software que se podem encontrar na família PIC16F171, no sistema de Entrada/Saída Multi-Tensão (Multi-Voltage I/O - MVIO) e no conversor Analógico-para-Digital com Computação (ADCC), todos os quais beneficiam aplicações que de outra forma não utilizariam MCUs tradicionais.


O desafio de suportar múltiplos domínios com tensões diferentes é uma situação comum em sistemas que incluem chips que usam tensões de alimentação diferentes (p. ex., para ligar um MCU de 5V a um sensor de 1,8V). Este tipo de sistemas exigiria normalmente hardware adicional para regular a conversão, o que iria aumentar os custos. O periférico MVIO que está incorporado na gama mais recente de MCUs 8-bit da Microchip, incluíndo na família AVR DD, permite que uma única porta do MCU possa funcionar num domínio de tensão diferente do que o resto do MCU, o que elimina a necessidade de adicionar componentes externos.



Alguns sistemas exigem uma velocidade e tempo de resposta que é difícil de atingir com processamento baseado em software. Os Periféricos Independentes do Núcleo (CIPs) disponíveis em toda a gama de produtos Microchip PIC e AVR podem ser programados com o Configurador de Código MPLAB® (MCC) para serem facilmente conectados de forma a criarem uma cadeia de processamento hardware. Isso torna possível criar periféricos à medida que eliminam o tempo exigido pelos ciclos de processamento em software. Por exemplo, um sistema LED WS2812, que precisa de uma temporização exata para funcionar corretamente, pode ser controlado facilmente, configurando um super periférico que consiste numa unidade de modulação PWM, um interface SPI e uma Célula de Lógica Configurável (CLC).


À medida que o mercado para dispositivos MCU PIC e AVR de 8-bit continua em crescimento, a Microchip permanece determinada a responder às necessidades a longo prazo dos seus clientes, reforçando as bases fundamentais do seu portifólio de produtos e respectiva estrutura de suporte. Os MCUs PIC e AVR são incrivelmente fáceis de utilizar em novos projetos e a rede de suporte existente para esses dispositivos permite que os clientes da Microchip possam acelerar o tempo de chegada ao mercado (e às receitas). O portfólio MCU de 8-bit é compatível pino-a-pino, o que permite alternar entre MCUs PIC ou AVR, selecionando aquele que oferece o melhor desempenho ou aquele que responde à necessidade de maximizar a disponibilidade de componentes para o projeto do cliente, ao mesmo tempo minimizando a necessidade de redesenhar projetos ao longo do tempo.


“Os microcontroladores PIC e AVR são incrivelmente populares porque estão desenhados para ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes em aplicações atuais, assim como futuras”, afirma Greg Robinson, vice-presidente de marketing da unidade de negócio MCU8 da Microchip. “Também temos uma robusta cadeia de fornecimento estabelecida para os MCUs PIC e AVR de 8-bit, a vasta maioria dos quais são fabricados em instalações que pertencem à própria Microchip. Isso permite-nos controlar todo o processo de produção de uma forma que não é muito comum na indústria”.


Ferramentas de Desenvolvimento

A Microchip oferece um ecossistema completo de desenvolvimento com ferramentas de hardware e software, incluindo os seus Ambientes Integrados de Desenvolvimento (IDE) MPLAB® X e MPLAB® Xpress e o Configurador de Código MPLAB® (MCC), os quais oferecem uma interface gráfica intuitiva para gerar código de configuração e aplicação pronto para usar na produção de qualquer projecto baseado num MCU de 8-bit.


Disponibilidade

Todas as cinco famílias de produtos estão atualmente disponíveis para amostragem. Para mais informações clicar aqui.


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets. Headquartered in Chandler, Arizona, Microchip offers outstanding technical support along with dependable delivery and quality. For more information, visit the Microchip website at www.microchip.com.

124 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page