top of page

Nova Placa de Desenvolvimento MCU 8-bit Com Acesso a Redes 5G

A Placa de Desenvolvimento Celular AVR-IoT é a mais recente solução que se junta a família AVR®da Microchip proporcionando aos engneheiros de desenvolvimento uma plataforma para criar facilmente dispositivos conectados



Os engenheiros de desenvolvimento de redes IoT procuram uma forma fácil de implementar ligações seguras a redes celulares para integração nas suas aplicações, mas continuam enfrentando grandes dificuldades de desenho, bem como elevados custos de implementação. Oferecendo uma solução aos desenvolvedores de redes que precisam de ter máxima flexibilidade de localização, baixo consumo e simplicidade de implementação, a Microchip Technology Inc. (Nasdaq: MCHP) lançou a Mini Placa de Desenvolvimento Celular AVR-IoT, baseada no microcontrolador (MCU) 8-bit AVR128DB48. Esta solução oferece uma plataforma robusta para começar a criar nós de sensores, e atuadores em redes IoT de banda estreita sobre 5G.


A Mini Placa de Desenvolvimento Celular AVR-IoT é uma placa de formato compacto, o que a torna uma solução ideal para desenvolver sistemas que precisam de se ligar a dispositivos IoT através das redes 5G disponíveis. Esta é uma funcionalidade essencial para dispositivos portáteis ou localizados em áreas remotas com disponibilidade limitada de redes LoRa® (Long Range) ou outras soluções LPWAN (Low Power Wide Area Network).


Os clientes podem tirar partido da flexibilidade e simplicidade de desenho oferecido pela mais recente família de MCUs 8-bit AVR128DB48, que incluem proteção de segurança com o dispositivo ATECC608 CryptoAuthentication™ da Microchip. O dispositivo ATECC608 pode também ser facilmente configurado para ligação aos principais provedores de serviços de cloud, através da Ferramenta de Configuração IoT da Microchip.


“A Microchip continua expandindo a sua família de MCUs AVR® 8-bit para que os engenheiros de desenvolvimento possam implementar uma gama de sistemas embarcados com facilidade e flexibilidade”, afirma Greg Robinson, vice-presidente de marketing da unidade de negócio MCU 8-bit da Microchip. “A capacidade de ligação de dispositivos remotos e móveis com um MCU 8-bit a redes de banda estreita sobre 5G, abre novas oportunidades para dispositivos que funcionam com bateria tendo em conta fatores-chave tal como a combinação de baixo consumo com periféricos analógicos de alta qualidade”.


A Mini Placa de Desenvolvimento Celular AVR-IoT vem pré-configurada para enviar dados dos sensores incorporados de luz e temperatura diretamente para a cloud, sendo estes visualizáveis usando o portal sandbox (área de triagem de segurança) da Microchip. O portal sandbox proporciona aos clientes a capacidade de acompanhar e monitorar o dispositivo em tempo real a partir de uma localização remota. Esta funcionalidade cumpre os requisitos principais de muitas aplicações em vários segmentos, que incluem agricultura, indústria, energia, bem como aplicações de consumo tal como o transporte de bens, sistemas de alarmes, automação de edifícios e monitoramento remoto.


Para oferecer uma solução ainda mais fácil, mais eficiente e mais económica para desenvolvimento de dispositivos IoT conectados a redes 5G usando o MCU AVR128DB48, a Microchip estabeleceu uma parceria com a Sequans para incluir o seu rádio Monarch 2 GM02S, que é uma solução integrada em um único chip equipada com 5G LTE-M e IoT de banda estreita. A Microchip estabeleceu também uma parceria com a Truphone para poder oferecer um cartão SIM para acesso a redes celulares, garantindo dessa maneira uma cobertura a nível global.


“O Monarch 2 GM02S é uma solução LTE-M pronta para 5G e IoT de banda estreita, integrada em um único chip, que nós desenvolvemos especificamente para aplicações IoT de banda estreita, incluindo sensores, wearables e outros dispositivos de baixo tráfego de dados e consumo”, explica Didier Dutronc, vice-presidente executivo de parcerias estratégicas da Sequans. “Ao criar uma parceria com a Microchip e com a sua placa celular AVR-IoT, estamos simplificando e reduzindo os custos de desenvolvimento de dispositivos IoT”.


“Estamos empenhados em reinventar a forma através da qual as pessoas, coisas e empresas se interligam através da nossa avançada tecnologia embarcada (eSIM)”, afirma Steve Alder, responsável principal de desenvolvimento da Truphone. “Detendo e controlando todos os elementos de um ecossistema eSIM na nossa gama de produtos, complementado com acesso a um grande número de redes celulares de baixo consumo através de um único SKU SIM, garantimos um serviço celular à prova de futuro aos clientes da Microchip que estão à procura de ligar os seus dispositivos IoT”.


A Mini Placa de Desenvolvimento Celular AVR-IoT é também uma solução atrativa para engenheiros e hobbistas, uma vez que é compatível com o formato das placas Adafruit Feather. Além disso, integra um conector I2C Qwiic/Stemma para fácil extensão das suas funcionalidades, criando assim uma solução que oferece um caminho direto para entrar em produção. A placa é também compatível com Arduino® e suportada pela biblioteca Github da Microchip oferecendo funcionalidades para HTTPS, protocolo MQTT (MQ Telemetry Transport), baixo consumo e muito mais.


Ferramentas de Desenvolvimento

Os utilizadores podem acessar à página de sandbox da Microchip para um tutorial sobre os passos necessários para começar um novo projeto e estabelecer uma ligação na rede com a Mini Placa de Desenvolvimento Celular AVR-IoT.


Preços e Disponibilidade

O AVR-IoT Cellular Mini Development Board (part number EV70N78A)da Microchip, está disponível em www.microchipDIRECT.com.


About Microchip Technology

Microchip Technology Inc. is a leading provider of smart, connected and secure embedded control solutions. Its easy-to-use development tools and comprehensive product portfolio enable customers to create optimal designs which reduce risk while lowering total system cost and time to market. The company’s solutions serve more than 120,000 customers across the industrial, automotive, consumer, aerospace and defense, communications and computing markets. Headquartered in Chandler, Arizona, Microchip offers outstanding technical support along with dependable delivery and quality. For more information, visit the Microchip website at www.microchip.com.

41 visualizações0 comentário
bottom of page